quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Municípios têm até sexta-feira para registro da frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família

Termina nesta sexta-feira (18/12) o prazo para os municípios enviarem os dados de freqüência escolar referente aos meses de outubro e novembro dos alunos atendidos pelo programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Segundo o MDS, até 14 de dezembro, as secretarias de educação tinham registrado a presença às aulas de 51% dos 15,6 milhões de crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos, e de 40% dos cerca de 2 milhões de estudantes de 16 e 17 anos.

No bimestre de agosto/setembro, o monitoramento superou 85% do total de alunos beneficiados pelo programa. Para garantir bons resultados no monitoramento das contrapartidas é essencial que o gestor do Bolsa Família trabalhe em parceria com os responsáveis pelas áreas de saúde e educação das cidades. O prazo para registro das informações de saúde (vacinação infantil e pré-natal) termina no dia 31 de dezembro. Nesse caso, os municípios registraram dados sobre 46% do total de famílias que se enquadra no perfil.

Os maiores volumes de informação da frequência escolar foram registrados por Ceará e Maranhão, com 62% do total de alunos de até 15 anos. O Ceará (50%) e o Maranhão (49%) também estão à frente no registro da frequência às aulas dos adolescentes.

Sendo assim, a ABM alerta a todos os gestores públicos sobre a importância de buscar as famílias que estão deixando o filho fora da escola ou sem atender a agenda de saúde. São elas as mais vulneráveis e que necessitam de mais cuidados e apoio para a inserção social.

Mensalmente, o MDS transfere, R$ 1,1 bilhão para o Bolsa Família.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABM, com informações do MDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário