sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MDS promove curso de capacitação do Cadastro Único para Programas Sociais


Na última segunda-feira (1º), foi iniciado em Brasília o curso de capacitação para uso dos novos formulários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A atividade, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), destina-se a instrutores – técnicos municipais e estaduais que trabalham na operacionalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único – que vão treinar os entrevistadores das equipes que coletam os dados sobre as famílias de baixa renda. Os cursos prosseguem até o fim desta semana.

Esta é a segunda turma capacitada, num total de 120 técnicos. Em 2009, o MDS formou 480 instrutores indicados pelas coordenações estaduais. Com os novos formulários do Cadastro Único, será possível cadastrar e identificar públicos como pessoas em situação de rua, sem documentação, com deficiência ou em risco de trabalho infantil, além de populações indígenas e quilombolas.

As mudanças no cadastro vão permitir a ampliação do acesso desses segmentos às políticas públicas. É o caso da população em situação de rua, que será vinculada aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) .

Atualmente, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal totaliza 17,7 milhões de famílias. Dessas, 12,4 milhões estão inseridas no Programa Bolsa Família.

Fonte: Boletim Semanal nº 236 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com alterações.
Foto: Bruno Spada/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário