segunda-feira, 29 de março de 2010

EGP e ABM participam da Conferência Nacional de Educação (Conae)


O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que o Governo deve concentrar-se em metas que possam ser acompanhadas pela sociedade.

Teve início ontem (28), em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (Conae), que segue até 1º de abril e reunirá, ao todo, 2.500 delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados.

Nos quatro dias, os participantes da Conae vão discutir a criação de um sistema nacional de educação e propor diretrizes e estratégias para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020.

A comissão organizadora da conferência dividiu o tema central (Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação – Suas Diretrizes e Estratégias de Ação) em seis eixos e ofereceu um documento-referência para os debates preparatórios que aconteceram nos municípios e estados em 2009. Ao final das discussões, a comissão recolheu as contribuições, que agora estão no documento-base que vai a debate.

Na abertura das atividades da Conferência Nacional de Educação, o coordenador nacional da EGP e secretário executivo da ABM, José Carlos Rassier, representou as duas entidades no evento. Além dele, estiveram presentes também a responsável pela gestão de projetos especiais e ensino à distância da EGP, Silvia Slene, e o assessor de assuntos educacionais da ABM, Hércules Macedo.

“A Conae é uma oportunidade ímpar que o governo federal, por meio do Ministério da Educação e Cultura, proporciona ao Brasil. É o momento de discutir ações, propor iniciativas e meios de fazer valer o tema: construir um sistema nacional articulado de educação”, disse Rassier.

Participaram da preparação do evento cerca de 400 mil pessoas numa série de 2.258 conferências. Os municípios promoveram 1.707 conferências e grupos de municípios fizeram outras 551. Nos estados foram 27.


*Com informações do portal do Conae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário