sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ensino a distância ganha espaço e credibilidade

Associação Brasileira de Municípios e Escola de Gestão Pública oferecem cursos de pós-graduação para gestores, técnicos e servidores municipais
______________________

A Associação Brasileira de Municípios (ABM), com o apoio técnico da Escola de Gestão Pública (EGP) e do Instituto de Educação e Gestão Pública (IEGP), credenciou-se como Polo Acadêmico da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Assim, passa a oferecer cerca de 200 cursos de pós-graduação a distância – modelo POSEAD – em diversas áreas de conhecimento.

Administração Pública, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Educação, Gerenciamento de Crises, Gestão e Negócios, Inteligência e Segurança, Licitações e Contratos, Língua Portuguesa, MBA, Meio Ambiente, Saúde e Tecnologia da Informação são as quatorze áreas nas quais os cursos de pós-graduação a distância estão distribuídos. Todos os cursos são certificados pela FGF e reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.

Pesquisas realizadas por renomados institutos mostram que a educação a distância traz inúmeras vantagens a quem opta por esta modalidade de ensino. Entre os principais aspectos, destacam-se o fato de constituir-se em uma alternativa sócio-econômica aos adeptos (não há necessidade de deslocamentos), além de induzir diretamente ao auto-didatismo e à autonomia na aprendizagem.

No mercado de trabalho, o peso de um diploma emitido para um curso a distância é exatamente o mesmo do presencial. ''É um modelo flexível que elimina os requisitos de espaço (onde estudar?), de tempo (quando estudar?) e de ritmo (a que velocidade aprender?). Dessa forma, permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do estudante em seu próprio ambiente profissional, cultural e familiar”, afirma Gilda Helena Campos, pesquisadora-colaboradora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consultora de projetos em educação a distância.

Para o coordenador nacional da EGP, José Carlos Rassier, a criação da Rede Nacional de Formação no âmbito do Programa de Qualificação, que disponibiliza cursos de pós-graduação e de capacitação via educação a distancia, especialmente para técnicos, gestores e servidores públicos municipais, é uma inovação que vai permitir ampliar o grau de profissionalização dos serviços, aprimorar habilidades e competências, capacitar os servidores elevando a eficiência e a eficacia das organizações.

Para obter maiores informações os interessados podem acessar o site www.portalegp.adm.br, obtendo a relação dos cursos, além de filiarem-se gratuitamente a Escola de Gestão Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário