quarta-feira, 28 de abril de 2010

MEC dará bolsas de pós-graduação aos melhores do Enade


O Ministério da Educação (MEC) vai conceder bolsas de estudo em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) a estudantes concluintes de cursos de graduação com as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2007 e 2008. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27).

O valor mensal das bolsas é de R$ 1.200 no mestrado e R$ 1.800 no doutorado. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), esse tipo de bolsa é concedido desde 2000.

Os estudantes têm doze meses a partir da publicação da portaria para entrar nos cursos. O ingresso nas instituições poderá ser feito de acordo com critérios da Capes (ter sido aprovado em curso de pós-graduação, não ter vínculo empregatício, não acumular bolsa da Capes ou outras bolsas, entre outros).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Capes serão responsáveis pela implementação das bolsas.

Segundo a portaria, o Inep ficará responsável pela divulgação da lista de estudantes beneficiados. As bolsas serão concedidas em cursos com nota igual ou superior a três na avaliação da Capes. O prazo para o estudante terminar o mestrado será de 24 meses e o prazo para terminar o doutorado será de 48 meses. No total, 48 áreas foram avaliadas pelo Enade em 2007 e em 2008.

Com informações do g1.com, contendo alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário