sexta-feira, 21 de maio de 2010

Coordenador Nacional da EGP fala à imprensa sobre pesquisa do IBGE em municípios


O diretor-executivo da Associação Brasileira de Municípios e coordenador nacional da Escola de Gestão Pública, José Carlos Rassier, conversou com a equipe de jornalistas do Jornal Nacional na última semana (13), sobre a pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), que apontou um aumentou de 9,7% no número de servidores públicos municipais no ano de 2009, em relação a 2008.

Durante a entrevista, Rassier defendeu que o índice revelado mostra a real ampliação nas prestações de serviços à população por parte dos municípios em áreas como saúde e educação. A pesquisa do IBGE mostrou que entre 2006 e 2009, houve um incremento de cidades que instalaram rede de ensino própria.

Se em 2006 a Munic registrou que 42,7% dos municípios tinham sistemas próprios de ensino, esse percentual subiu para 52,1% em 2009, um aumento de 22%. Em 2009, a Munic investigou também, pela primeira vez, a organização da Saúde nos municípios como: Secretarias exclusivas, conselhos municipais, fundos municipais e equipes do programa saúde da família.

Em 82,5% dos municípios brasileiros havia secretarias de saúde, e em 95,1% dos municípios haviam equipes de saúde da família. “Vemos que os municípios obedeceram à imperiosa obrigação de se garantir serviços básicos à população” destacou.


Íntegra da Matéria

Pesquisa Munic 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário