quinta-feira, 6 de maio de 2010

Programa Educidades ganha reforço internacional


O secretário geral da ABM e coordenador nacional da EGP, José Carlos Rassier, mostra o termo de convênio entre as entidades ao lado do presidente da Mind Group Brasil, Álvaro Luis Cruz.


O programa Educidades - Cidades da Educação desenvolvido pela ABM e Escola de Gestão Pública, ganharam mais um reforço para o desenvolvimento de ações estratégicas. Nesta quarta-feira (5) a Mind Group-Comunidade Internacional de Cooperação na Educação, firmou parceria com a ABM/EGP, para intercambiar ideias, experiências e tecnologias educacionais no âmbito do Educidades.


O evento de oficialização da parceria, celebrada por meio de termo de cooperação técnica entre as partes, aconteceu em Brasília e reuniu autoridades educacionais oriundas de setores públicos e privados. Dentre elas, representantes do Ministério da Educação, Organização dos Estados Ibero Americanos para a Educação, Ciência e Cultura, Secretarias Municipais de Educação de sete municípios parceiros do Educidades e dirigentes de escolas particulares. “ A diversidade de setores educacionais que temos aqui, mostra que a educação pública e privada não são incompatíveis “ destacou o diretor-executivo da ABM, José Carlos Rassier.


Durante o encontro, o Presidente da Mind Group no Brasil, Álvaro Luis Cruz, apresentou o projeto Impacto da Aprendizagem de Inteligência no Desempenho Escolar, desenvolvido pela instituição para avaliar o impacto do desenvolvimento da inteligência nos alunos do ensino básico. O projeto, que é exclusivo para municípios e entidades educacionais, utiliza indicadores do SAEB- Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico- e foi aplicado entre os meses de setembro e dezembro de 2009 em cerca de 52 municípios que integram a Comunidade. “ São desafios da aprendizagem de inteligência” destacou Álvaro.


O projeto, que já foi implementado em outros países de atuação da Mind Group, utiliza-se de metodologia que envolve escola, alunos e família “Esse é um dos pilares do programa Educidades”, considerou o diretor-executivo da ABM, referindo-se à ação do programa Educidades que visa desenvolver indicadores educacionais próprios para medir o desempenho dos alunos nas escolas municipais.


Na ocasião, os participantes ainda puderam comprovar praticamente uma das técnicas empregadas para mensuração dos resultados do projeto, utilizando jogos educativos que estimulam o desenvolvimento de comportamento e visão em situações estratégicas. “ É importante que um país como o Brasil reconheça que o insumo mais importante para seu desenvolvimento é a educação. E quem não controla, não governa”, finalizou Rassier.


A partir de evento destacado, a Escola de Gestão Pública também passou a integrar a Comunidade Internacional de Cooperação na Educação. A Mind Group, é uma das presenças confirmadas para o próximo seminário nacional Educidades-Cidades da Educação, previsto para acontecer em setembro deste ano, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário