terça-feira, 4 de maio de 2010

Seminário discutirá a política de clima no Brasil


Observatório do Clima: 36 organizações da sociedade civil. Coord.: André Ferretti.


No dia 5 de maio, a partir das 9h, acontece no Senado Federal o seminário “A Política do Clima no Brasil”, com o objetivo de discutir as formas de auxílio da sociedade civil ao governo para pôr em prática as leis anunciadas às vésperas da COP 15 (Conferência das Partes, organizada pela ONU, sobre mudanças climáticas).


Proposto pelas 36 organizações que integram o Observatório do Clima (OC), que desejam que o governo cumpra a promessa de regulamentar a Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº. 12.187/2009) sancionada pelo presidente Lula em dezembro passado, o seminário tem apoio da Frente Parlamentar Ambientalista e do Interlegis.

André Ferretti, organizador do OC, cobra do governo a regulamentação por grupos de trabalho específicos, conforme prometido, marcada para 90 dias após a sanção presidencial. “Estamos em maio e o governo ainda não sinalizou como pretende agir em relação à política de clima”, disse. Para ele, a preocupação das ONG's que compõem o OC já é evidente. “Preocupa porque muitas políticas setoriais do governo apontam para rumos contrários às metas anunciadas por Lula. A sociedade quer apenas dialogar, saber das intenções do governo”, completou.

Seminário A Política do Clima no Brasil

Para o evento, já estão confirmadas as participações de representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e da Casa Civil, além de diversos deputados e senadores. Contando com estas presenças e a de um bom público, o OC começará a colher sugestões de vários especialistas e organizações da sociedade para o processo de implantação da Política Nacional do Clima. Um documento com as contribuições da sociedade será entregue ao governo federal no segundo semestre.

A Política do Clima no Brasil
5 de maio de 2010
9h – 12h
Interlegis
Av. N2 – Anexo “E” do Senado Federal
Brasília/DF
www.oc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário