quinta-feira, 27 de maio de 2010

Unidade de Projetos Técnicos da EGP é oficialmente lançada


Laura Maia, presidente do Instituto de Gestão Tecnológica, acompanhada de Rose Sales (ao microfone), responsável pela Unidade de Projetos Técnicos da EGP.


Os participantes do XI Congresso Brasileiro de Municípios conheceram nesta quarta-feira (26), a Unidade de Projetos Técnicos (UPT) da EGP e da ABM. Apresentado pela coordenadora de projetos da EGP, Rose Sales, os participantes puderam conhecer o programa de capacitação que será ofertado aos municípios brasileiros com o objetivo de assessorar na elaboração de projetos para captação de recursos, e investimentos em áreas sociais da vida pública municipal.

O programa tem como foco os municípios de pequeno e médio porte - com população até 100 mil habitantes. Segundo Rose, um terço dos municípios brasileiros não dispõem de corpo técnico qualificado para captar recursos extra-orçamentários juntos aos órgãos e Ministérios federais, o que entrava o desenvolvimento econômico e social das cidades.

“Nosso objetivo é fazer com que os municípios, de modo especial os menores, tenham condições de apresentar projetos em igualdade com as grandes cidades” explicou. O programa irá atender áreas como cultura, desenvolvimento social, educação, saúde, inclusão digital, dentre outros. O programa também inclui a inserção dos projetos no sistema de convênio e contratos do governo federal – SICONV.

Parte da tendência nacional de modernizar a gestão pública, o SICONV é hoje uma das grandes dificuldades de parte dos gestores públicos, devido à quantidade de informações e dados que devem ser enviados on line para cadastrar um projeto. “É preciso inserir dados com precisão e coerência senão o sistema não avança e não conclui a transação, sem contar que em um ano de atividade já houve duas mudanças no sistema” disse Rose.

Curso


Nesse sentido, a coordenadora da palestra, Laura Maia, informou que a ABM irá realizar entre os dias 7 e 9 de junho em Brasília, um curso exclusivo do SICONV, para treinar servidores e técnicos municipais a operarem o programa de acordo com as normas legais. Para aderir à Unidade de Projetos Técnicos da Escola de Gestão, os gestores devem preencher termo de adesão. Todas as informações sobre a Unidade de Projetos Técnicos da EGP e do curso do Sistema de Convênios e Contratos- SICONV estão disponíveis nos sites www.abm.org.br e http://www.portalegp.adm.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário