terça-feira, 20 de outubro de 2009

IV Seminário Internacional da ABM tem presença de lideranças internacionais


Integrando as atividades de abertura do IV Seminário Internacional Federalismo e Desenvolvimento, promovido nos dias 19 e 20 de outubro pela ABM em Brasília, um vídeo enviado pelo Fórum de Mulheres do Mercosul – Capítulo Uruguai chamou a atenção do público. O material, contendo um pronunciamento da escritora chilena Isabel Allende em um evento dos Estados Unidos, provocou risos e emoção nos presentes ao primeiro dia do seminário.

Para falar sobre a discriminação entre os gêneros – assunto introdutório ao vídeo e abordado no evento pela deputada federal Emília Fernandes –, Allende contou sobre sua experiência como porta-bandeiras em um grande evento esportivo mundial. Falou sobre a magnitude da mulher e sua capacidade de gerir e decidir, tão apurada quanto à dos homens. Emília Fernandes citou o Fórum de Mulheres do Mercosul como instrumento que possibilita a união de mulheres por um bem comum. “O Fórum proporciona uma integração entre povos por meio da bandeira levantada, que é a da eqüidade de gêneros. Mulheres decidem e são líderes”, disse.

Ainda no primeiro dia de atividades do IV Seminário Internacional Federalismo e Desenvolvimento, a palestra do diretor-presidente das Delegações de Prefeituras Municipais – DPM, Oscar Breno Stahnke, sobre a criminalização das condutas político-administrativas, e a do consultor da EGP, François Bremaeker, sobre receitas públicas e a conjuntura internacional, prenderam a atenção do público. Também merece destaque a participação internacional de Tito Bruna, diretor executivo do Ideas Peru, que mostrou as estratégias dos governos locais peruanos frente à crise.

No dia 20 de outubro, segundo e último dia do Seminário, o saneamento e o meio ambiente foram os temas dominantes. Ary Martini, consultor socioambiantal da EGP e coordenador da comissão de desenvolvimento sustentável da ABM, iniciou sua apresentação com fortes imagens sobre a degradação do meio ambiente, queimadas, abate desorientado de animais, torturas nas tradicionais touradas espanholas e demais atrocidades. “Se os senhores ficaram chocados, fico feliz, pois atingi meu objetivo. É causando espanto em pessoas de bem que podemos fortalecer um pensamento social e principalmente ações da sociedade que repreendam este tipo de coisa. E , logicamente, ações do poder público que punam”, disse.

Raul Pinho, Presidente do Instituto Trata Brasil, traçou um diagnóstico do saneamento básico no Brasil, recebendo o troféu e o diploma Mérito Municipalista da ABM, pelo Programa Saneamento é Saúde. Além do Trata Brasil, outras dez cidades foram premiadas e tiveram programas de êxito reconhecidos com o prêmio oferecido pela ABM.

Em outra participação internacional do seminário, merece destaque a palestra do colombiano Gerado Cardona sobre participação cidadã para o desenvolvimento territorial em tempos de crise. “Como não poderia deixar de ser, a Colômbia vive a crise internacional. Porém, ela é agravada pela crise interna que vivemos, com conflitos armados e uma guerra urbana que parece não ter fim”, disse.

Para solicitar cópias dos materiais apresentados durante o IV Seminário Internacional Federalismo e Desenvolvimento da ABM, envie sua solicitação para o email secretaria@abm.org.br ou secretaria@portalegp.adm.br , informando o nome da palestra pela qual tenha interesse.
Foto: Tássio

Nenhum comentário:

Postar um comentário