quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ABM representada em reunião do Conselho Nacional de Políticas Culturais


Na tarde desta terça-feira (17), aconteceu a 8ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). O evento, realizado no auditório Rossini do San Marco Hotel, em Brasília, reuniu membros de diversos ministérios, representantes dos povos indígenas, da Presidência da República, circenses, autoridades e artistas de notório saber cultural, incentivadores das culturas populares, entre outros. Vale destacar a presença dos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Cultura, Juca Ferreira (na foto com o ator e produtor Sérgio Mamberti, que também esteve na reunião).

Duas das três maiores entidades municipalistas estiveram presentes, entre elas a ABM, representada por Laura Cristina Maia.

O ministro Juca Ferreira iniciou seu discurso falando sobre a interligação entre cultura, meio ambiente e desenvolvimento. “À medida em que nossa economia se fortalece interna e externamente, mesmo frente à crise, e também ao passo em que nos familiarizamos com o conceito do desenvolvimento sustentável, fica quase impossível pensar o meio ambiente, a cultura e o desenvolvimento nacional sem interligá-los”, disse.

Carlos Minc, por sua vez, elogiou a fala do companheiro e seguiu a mesma linha de discurso. “Regionalizar, incluir e diversificar sempre foram marcas nacionais do ministério hoje dirigido pelo Juca (Ferreira). Unir o cultural ao ambiental nunca deixará de ser uma meta, mas felizmente hoje é um objetivo em pleno andamento no Brasil”, disse. Minc citou como exemplo o pioneirismo da França nas questões culturais-ambientais há vários anos, quando não se pensava em duas áreas nacionais em conjunto.

Ao falar sobre o pré-sal – assunto bastante abordado pela mídia ultimamente – Carlos Minc fugiu do discurso padrão adotado pelo governo e novamente citou a interligação entre cultura e meio ambiente. “Devem ser utilizados nacos culturais permanentes de incentivo à cultura, por meio da tecnologia. Mostras de cinema explicando as oportunidades e o orgulho que devemos ter desta nova camada, exposições às populações litorâneas... Já pensou, Juca?”, indagou ele, virando-se ao ministro Juca Ferreira, que acenou positivamente com a cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário