quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Campanha '1 Bilhão de Árvores', da ONU, alcança meta de 7 bilhões

O desejo do público mundial de ver ações realizadas na área de mudança do clima foi claramente demonstrado no dia 30/10 com o anúncio de que a Campanha 1 Bilhão de Árvores alcançou o marco de 7 bilhões de árvores - uma para cada pessoa no planeta.



Ao longo dos últimos três anos, milhões de pessoas - de escoteiros a presidentes, de alunos primários a habitantes de cidades e líderes empresariais - arregaçaram as mangas e sujaram as mãos em prol do meio ambiente por meio do plantio de árvores. O marco foi atingido com a notícia de que o Governo da China plantou 2,6 bilhões de árvores como parte dessa campanha singular, somando um total de 7,3 bilhões de árvores plantadas em 167 países.

Achim Steiner, Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), disse: "Sete bilhões de árvores, sete bilhões de compromissos para agir e sete bilhões de razões pelas quais os governos devem se inspirar a Seal the Deal (Selar o Acordo) durante a reunião crucial sobre mudança do clima da ONU em Copenhague, a realizar-se em menos de 80 dias."

"No lançamento dessa Campanha em 2006, muitos disseram que não seria possível. Mas dia após dia e semana após semana, pessoas têm ido aos seus jardins, parques e cidades bem como ao campo e às áreas rurais para provar o contrário àqueles que duvidaram," acrescentou.

A Campanha 1 Bilhão de Árvores foi lançada conjuntamente com o Centro Mundial de Agroflorestas durante a reunião da Convenção do Clima da ONU, em Novembro de 2006 , em Nairóbi, Quênia, sob o patrocínio da Professora Wangari Maathai, Premio Nobel da Paz, e de Sua Alteza Príncipe Alberto II de Mônaco.Sua meta inicial era de catalisar a promessa e o plantio de um bilhão de árvores como meio de dar uma voz pública aos desafios da mudança do clima e também da degradação de florestas e ecossistemas.

Desde então a Campanha 1 Bilhão de Árvores mais do que superou suas metas, tornando-se uma verdadeira Campanha do Povo - mais da metade (52 por cento) dos participantes são pessoas físicas. Ademais, o plantio de árvores tem se tornado uma atividade tanto inter-fé quanto inter-geracional: as árvores simbolizam ligações entre pais e filhos e reúnem crentes de diversas fés.

Uma série de outros países ao redor do mundo tem plantado números impressionantes de árvores desde o lançamento da Campanha. Os países que plantaram mais de cem milhões de árvores incluem a Etiópia (1,4 bilhões), a Turquia (711 bilhões) e o México (537 milhões) bem como o Quênia, Cuba e Indonésia.

Além de levar os governos a tomar medidas concretas para reflorestar suas terras, a Campanha 1 Bilhão de Árvores logrou catalisar o plantio de árvores em todos os níveis da sociedade, reunindo iniciativas criativas, originais e pioneiras em todo o mundo.

Para dar apenas alguns exemplos, a Iniciativa Replante Nova Orleans patrocinou o plantio de árvores frutíferas para trazer um novo sopro de vida à comunidade que enfrentava as conseqüências do Furacão Katrina em 2005; a Campanha Soweto Verde está transformando regiões de tempestade de areia em avenidas de árvores em Soweto, na esteira das preparações para a Copa do Mundo FIFA em 2010; e Felix Finkbeiner, de onze anos, está liderando uma campanha ambiciosa de plantar 1 milhão de árvores até dezembro de 2009, cuja meta ele já alcançou metade até esta data.

Ademais, a Campanha mobilizou grupos e indivíduos em áreas de pós-conflito ao redor do mundo, trazendo sementes de esperança a comunidades no Afeganistão, Bósnia e Herzegovinia, Iraque, Libéria e Somália, entre outros. O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados plantou 9 milhões de árvores em campos de refugiados e seus arredores em todo o mundo, ajudando a plantar milhares de acres de árvores na Ásia e na África

Fonte: Portal do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário