quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Coordenador Nacional da EGP fala sobre Federalismo e Desenvolvimento Municipal à TV Senado


Nas vésperas do IV Seminário Internacional Federalismo e Desenvolvimento, promovido pela ABM com o apoio da EGP, o Coordenador Nacional da Escola de Gestão Pública, José Carlos Rassier (foto), falou sobre o tema a ser abordado no seminário em entrevista ao programa Agenda Econômica, da TV Senado.

Ao ser questionado pelo jornalista Helival Costa sobre o endividamento dos municípios – questão constantemente abordada pela ABM em seminários, palestras e encontros – Rassier citou o repasse de verbas aos municípios. “Nós entendemos que existem recursos que deveriam chegar ao município não sob a forma de empréstimo, mas acreditamos haver outras formas de gestão que dão aos municípios a oportunidade de, entre outras coisas, alocar recursos e capital técnico. Um exemplo é o dos consórcios, como ocorre com a saúde na cidade de Joinville/SC”, disse.

Já o jornalista Davi Emerich, também na bancada do Agenda Econômica, abordou o aspecto das diferenças. Ele citou o fato de que alguns municípios estarem bem, e outros, próximos, não conseguirem êxito. Emerich, então, perguntou a Rassier se este não seria um problema de gestão. “Analisamos sobre dois aspectos. O primeiro é que cerca de 75% dos municípios brasileiros têm até 20 mil habitantes, que são comunidades rurais e que dependem das transferências nacionais obrigatórias”. Para Rassier, a forma de cálculo desses valores não é adequado no Brasil. “Em segundo lugar, há sim um problema de gestão. Por isso queremos a criação de uma Escola de Gestão Pública, com um Programa de Qualificação e de Assistência Técnica Municipal, pois acreditamos ser absolutamente necessária a profissionalização da administração públcia no Brasil”, concluiu.

Para assistir à íntegra da entrevista do coordenador nacional da EGP à TV Senado, clique aqui. Para acessar a programação, data, horário e fazer sua inscrição gratuita no IV Seminário Internacional Federalismo e Desenvolvimento, que tratará dos desafios dos municípios frente à crise econômica mundial, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário