sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Saneamento em pauta: ABM e EGP recebem representantes do Ministério das Cidades


Nesta sexta-feira (9) pela manhã, o coordenador nacional da EGP e secretário executivo da ABM, José Carlos Rassier, representando as duas instituições, recebeu representantes do Ministério das Cidades.

Sergio Gonçalves, João Carlos Machado, Otávio Gravina e Alexandre Carlos, todos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, apresentaram algumas das ações e o cronograma de eventos que integram o Programa Nacional de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento. “Cada localidade, isolada ou regionalmente, deve ajudar na construção de um novo caminho, a fim de resgatar a titularidade do município nas atividades de saneamento”, disse Sergio Gonçalves, Diretor de Articulação Institucional.

Entre as ações do Ministério das Cidades neste âmbito, João Carlos Machado, um dos técnicos responsáveis pelo programa, citou os seminários que ocorrerão. “Serão cinco encontros de natureza técnica, com o intuito de refletir sobre o tema e o programa. Cada região do Brasil sediará um dos seminários, para que o trabalho possa ser melhor difundido”, disse. Os encontros acontecerão em Belo Horizonte, Recife, Manaus, Porto Alegre e Brasília.

Um conjunto de publicações, destinado a subsidiar o trabalho de educadores ambientais e dos demais responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos, também está sendo lançado. A primeira é o Caderno Metodológico, que será distribuído a diversas prefeituras para orientar acerca das ações de educação ambiental e mobilização social em saneamento. A outra é a Cartilha de Educação Ambiental, para que, através de histórias em quadrinhos, as crianças aprendam a importância das ações de saneamento básico, além de medidas preventivas às doenças contraídas pelo esgoto e pelo lixo, entre outras coisas.

A ABM, por sua vez, prestará auxílio com a divulgação das medidas do Plano Nacional de Saneamento Básico. “A partir da boa relação que temos com gestores dos mais diversos níveis de governo, principalmente no âmbito municipal, trabalharemos na mobilização destes administradores para a difusão das práticas do programa”, explicou José Carlos Rassier.

Para acessar a programação e as inscrições dos Seminários Regionais e das Oficinas sobre Saneamento Básico citados acima, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário