terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

No auditório da ABM, começa a segunda etapa de treinamento da Funasa


Na tarde de ontem – segunda-feira (22) – o auditório da ABM/EGP mais uma vez foi palco de eventos da Fundação Nacional de Saude (Funasa), em encontro promovido pelo Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) e pela Assessoria de Comunicação Social e Educação em Saúde (Ascom). Trata-se da segunda etapa da capacitação em Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), no âmbito do Programa de Cooperação Técnica da Funasa, que vai até sexta-feira (26).

Esta segunda etapa do treinamento é direcionada aos Núcleos Intersetoriais de Cooperação Técnica (Nicts) dos estados de GO, BA, CE, RN, RR, AM, AC, MT, PB, PI, RJ, RS e AP, e busca capacitar os membros dos Nicts das 26 Coordenações Regionais (Core) para acompanhar, monitorar e avaliar o processo de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) fomentados pela Funasa, por meio de convênio de cooperação técnica.

A mesa de abertura foi composta pelo coordenador substituto da Coordenação de Apoio Técnico à Gestão em Saneamento (Coats), Cícero de Paula, que representou o diretor do Densp, José Raimundo Machado dos Santos; pelo representante do Setor de Saneamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Adalberto Joaquim Mendes; e pelo coordenador do Núcleo de Imprensa da Ascom, Rui Pizarro, representando o chefe do setor, Domingos Xisto.

Cícero de Paula destacou a importância da oficina para o fortalecimento do Programa de Cooperação Técnica desenvolvido pela Funasa. “A Lei do Saneamento (Lei 11.445/07) foi uma reversão histórica no âmbito das políticas públicas do país. Estabeleceu-se, então, que a gestão é a questão mais contundente no cenário de Saneamento Público. É preciso entender que a participação popular é co-produtora da saúde”.

“Isto é histórico na Funasa. Representa o estabelecimento da Educação em Saúde como ferramenta da mobilização social e participação popular nos Planos Municipais de Saneamento Básico”, citou Rui Pizarro.

A primeira etapa da capacitação foi realizada na semana de 1º a 5 de fevereiro, conforme noticiado por esta assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário